OXUM
Òsun, Aziri (jejes),
Acoçapatá (fanti-ashanti), Kissimbi (bantos)
A Orixá Oxum é a Divindade que
está assentada no pólo positivo o Trono Mineral, o Trono do Amor e atua na vida
dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor, fraternidade e união.
Seu elemento é o mineral, junto com
Oxumaré, forma uma linha vertical cujas vibrações, magnetismo e irradiações
planetárias atuam sobre os seres, estimulado os sentidos de amor e
acelerando a união e a concepção dos seres.
Bela, vaidosa e sensual, Oxum é a
deusa do amor e a mais feminina de todas as divindades da Umbanda. Rege a
fertilidade e o poder de gestação. É a senhora das águas doces, que irrigam os
campos, garantindo fartura, e também do ouro. Por isso, identifica-se com todas
as manifestações de riqueza.
Ela dá de beber às folhas de Ossain,
aos animais e plantas de Oxóssi, esfria o aço forjado por Ogum, lava as feridas
de Obaluaiê, compõe a luz do arco-íris de Oxumarê. Oxum está em tudo, pois, se
amamos algo ou alguém é porque ela está dentro de nós. Como o rio, que sempre
caminha pro mar, a Oxum da Umbanda está diretamente ligada à Rainha do Mar,
encabeçando a legião das sereias de águas doces.
Oxum é a força dos rios, que correm
sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede. É a
Mãe da água doce e Rainha das cachoeiras. Orixá da prosperidade e da riqueza
interior, ela é a manifestação do Amor, puro, real, maduro, sensível e
incondicional, por isso é associada à maternidade e ligada ao desenvolvimento
da criança ainda no ventre da mãe. É Oxum que gera o nascimento de novas vidas
que estarão no período de gestação numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha
das águas.
É Oxum que “tomará conta” até o
nascimento, quando, então, entrega à Iemanjá, que será responsável pelo destino
daquela criança. Oxum é a mãe das crianças, seres inocentes e sem maldade,
zelando por elas desde o ventre até que adquiram a sua independência. Os seus
filhos são a sua maior riqueza.
O casamento, o ventre, a fecundidade
e as crianças são de Oxum, assim como, talvez por conseqüência, a
felicidade.
Oxum é o amor, é a capacidade de
sentir amor.
Ela é o elo que une os Seres sob uma
mesma crença, trazendo a união espiritual.
É o elo que une dois Seres sob o
mesmo amor, agregando-os onde se dá inicio à concepção de uma nova vida.
Ela é quem agrega os bens materiais
que torna um ser rico, portanto, é conhecida como Orixá da Riqueza, Senhora do
Ouro e das Pedras Preciosas.
HISTÓRIA:
O seu nome deriva do rio Osun, que
corre na Iorubalândia, região nigeriana de Ijexá e Ijebu. Identificada no jogo
do merindilogun pelos odu ejioko e Ôxê
É tida como um único Orixá que
tomaria o nome de acordo com a cidade por onde corre o rio, ou que seriam
dezesseis e o nome se relacionaria a uma profundidade desse rio. As mais velhas
ou mais antigas são encontradas nos locais mais profundos (Ibu), enquanto as
mais jovens e guerreiras respondem pelos locais mais rasos. Ex. Osun Osogbo,
Osun Opara ou Apara, Yeye Iponda, Yeye Kare, Yeye Ipetu...
Em seu livro Notas Sobre o Culto aos
Orixás e Voduns, Pierre Fatumbi Verger escreve que os tesouros de Oxum são
guardados no palácio do rei Ataojá. O templo situa-se em frente e contém uma
série de estátuas esculpidas em madeira, representando diversos Orixás:
"Osun Osogbo, que tem as orelhas grandes para melhor ouvir os pedidos, e
grandes olhos, para tudo ver. Ela carrega uma espada para defender seu
povo."
Oxum é um Orixá feminino da nação
Ijexá adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o Orixá das
águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da
beleza, em Oxum, os fiéis também buscam auxílio para a solução de problemas no
amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões e na vida financeira, tanto
que muitas vezes é chamada de Senhora do Ouro que outrora era do Cobre por ser
o metal mais valioso da época.
Na natureza, o culto à Oxum costuma
ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de
águas minerais. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derramam
lágrimas ao incorporar, característica que se transfere a seus filhos
identificados por chorões.
Candomblé Bantu - a NkisiNdandalunda,
Senhora da fertilidade, e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi, tem
semelhanças com Oxum.
Candomblé Ketu - Divindade das águas
doces, Oxum é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter
filhos e protegendo-as durante a gravidez. Protege, também, as crianças
pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de Mamãe por
seus devotos.
ARQUETIPO DOS FILHOS DE OXUM
Os filhos de Oxum amam espelhos,
jóias caras, ouro, são impecáveis no trajar e não se exibem publicamente sem
primeiro cuidar da vestimenta, do cabelo e, as mulheres, da pintura.
As pessoas de Oxum são vaidosas,
elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas, tudo que se
relaciona com a beleza.
Talvez ninguém tenha sido tão
feliz para definir a filha de Oxum como o pesquisador
da religião africana, o
francês Pierre Verger, que escreveu: "o arquétipo de
Oxum é das mulheres graciosas e elegantes, com paixão
pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. Das mulheres que
são símbolo do charme e da beleza. Voluptuosas e sensuais, porém mais
reservadas que as de Iansã. Elas evitam chocar a opinião publica, á qual dão
muita importância. Sob sua aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade
muito forte e um grande desejo de ascensão social".
Os filhos de Oxum são mais discretos,
pois, assim com apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer
coisa que possa denegrir a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem
cautelosamente. A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição
bastante marcante.
Os filhos de Oxum têm tendência para
engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral. Gostam de
chamar a atenção do sexo oposto.
O sexo é importante para os filhos de
Oxum. Eles tendem a ter uma vida sExúal intensa e significativa, mas diferente
dos filhos de Iansã ou Ogum. Representam sempre o tipo que atrai e que é,
sempre perseguido pelo sexo oposto. Aprecia o luxo e o conforto, é vaidoso,
elegante, sensual e gosta de mudanças, podendo ser infiel. Despertam ciúmes nas
mulheres e se envolvem em intrigas.
Na verdade os filhos de Oxum são
narcisistas demais para gostarem muito de alguém que não eles próprios, mas sua
facilidade para a doçura, sensualidade e carinho pode fazer com que pareçam os
seres mais apaixonados e dedicados do mundo. São boas donas de casa e
companheiras.
São muito sensíveis a qualquer
emoção, calmos, tranqüilos, emotivos, normalmente têm uma facilidade muito
grande para o choro.
O arquétipo psicológico associado a
Oxum se aproxima da imagem que se tem de um rio, das águas que são seu
elemento; aparência da calma que pode esconder correntes, buracos no fundo,
grutas tudo que não é nem reto nem direto, mas pouco claro em termos de forma,
cheio de meandros.
Faz parte do tipo, uma certa preguiça
coquete, uma ironia persistente, porém discreta e, na aparência, apenas
inconseqüente. Pode vir a ser interesseiro e indeciso, mas seu maior defeito é
o ciúme. Um dos defeitos mais comuns associados à superficialidade de Oxum é
compreensível como manifestação mais profunda: seus filhos tendem a ser
fofoqueiros, mas não pelo mero prazer de falar e contar os segredos dos outros,
mas porque essa é a única maneira de terem informações em troca.
É muito desconfiado e possuidor de
grande intuição que muitas vezes é posta à serviço da astúcia, conseguindo tudo
que quer com imaginação e intriga. Os filhos de Oxum preferem contornar
habilmente um obstáculo a enfrentá-lo de frente. Sua atitude lembra o movimento
do rio, quando a água contorna uma pedra muito grande que está em seu leito, em
vez de chocar-se violentamente contra ela, por isso mesmo, são muito
persistentes no que buscam, tendo objetivos fortemente delineados, chegando
mesmo a ser incrivelmente teimosos e obstinados.
Entretanto, ás vezes, parece esquecer
um objetivo que antes era tão importante, não se importando mais com o mesmo.
Na realidade, estará agindo por outros caminhos, utilizando outras estratégias.
Oxum é assim: bateu, levou. Não
tolera o que considera injusto e adora uma pirraça. Da beleza à destreza, da
fragilidade à força, com toque feminino de bondade
QUANDO OFERENDAR OXUM:
Para Uniões
Para Engravidar e cuidar da Gestação
Para Atrair riquezas
Para trazer harmonia e prosperidade
FIRMEZA PARA OXUM:
Quartinha rosa com água de cachoeira
e quartzo rosa
LINHA DE TRABALHO QUE DÁ SUSTENTAÇÃO
Pomba-Giras e Crianças
AMACI
Água de cachoeira com rosas e
manjericão macerados e curtidos por 3 dias
PRECE
Ora ie ieu Oxum,
Salve dourada senhora
Da pele de ouro!
Benditas são suas águas,
e essas mesmas águas lavam meu ser
e me livram do mal.
Oxum, Divina Rainha, bela Orixá,
venha a mim,
caminhando na Lua Cheia.
Traga, mãe, em suas mãos,
os lírios do amor e da paz.
Torna-me doce, sedutora,
suave, como és.
Mamãe Oxum, me proteja, Orixá.
Faça que o amor seja
constante em minha vida
Que eu possa amar a
tudo o que existe.
Me proteja contra as
mandingas e feitiçarias.
Daí a mim o néctar de sua doçura
e que eu consiga o que desejo
Mãe do ouro, da beleza e do amor,
Senhora do mais puro Axé,
valei-me hoje e sempre.
Aie ieu Oxum!
Senhora do mais puro Axé,
valei-me hoje e sempre.
Aie ieu Oxum!
PONTO DE CHAMADA
Estava no alto das pedreiras
Olhando as cachoeiras, as matas e o mar
Iemanjá estava arrumando seu vestido
Xangô lhe deu um grito
Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
E lá nas matas Oxossi assoviou
Aieie Oxum já levantou
Aieie Oxum já levantou
Aieie Oxum já levantou
Aieie Oxum já levantou
Olhando as cachoeiras, as matas e o mar
Iemanjá estava arrumando seu vestido
Xangô lhe deu um grito
Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
Aieie Oxum vai levantar
E lá nas matas Oxossi assoviou
Aieie Oxum já levantou
Aieie Oxum já levantou
Aieie Oxum já levantou
Aieie Oxum já levantou
TRONO
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Trono Feminino do Amor
|
Linha
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Amor
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Fator
|
Agregador, Conceptivo
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Essência
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Mineral
|
Elemento
|
Água Doce
|
Polariza com
|
Oxumarê
|
Cor
|
Rosa, Azul ou Dourado
|
Fio de Contas
|
Contas e Missangas de suas cores,
búzios
|
Ferramentas
|
Espelho
|
Ervas
|
Colônia, Macaçá, Oriri, Santa
Luzia, Oripepê, Pingo D’água, Agrião, Dinheiro em Penca, Manjericão Branco,
Calêndula,Narciso; Vassourinha, Erva de Santa Luzia, e Jasmim, Erva Cidreira,
Gengibre, Camomila, Arnica, Trevo Azedo ou grande, Chuva de Ouro, Manjericona,
Erva Sta. Maria.
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Simbolos
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Coração e Cachoeira
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Ponto na Natureza
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Rios e Cachoeiras
|
Flores
|
Lirios, Rosas Cor de Rosa e Amarela
|
Essências
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Lirio e Rosa
|
Pedras
|
Quarzto Rosa, Ametista, Rubi
|
Metais e Minérios
|
Cobre, Ouro, Prata
|
Saúde
|
Coração e Aparelhos Reprodutivos
|
Planeta
|
Venus
|
Dia da Semana
|
Sábado
|
Chacra
|
Umbilical (Frontal)
|
Saudação
|
Ai-ie-iô (ou Ora Ieiêô)
|
Bebida
|
Champagne
|
Animais
|
Pomba Rola
|
Comidas
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Omolocum. Ipeté. Quindim (Em
algumas casas: banana frita, moqueca de peixe e pirão feito com a cabeça do
peixe)
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Números
|
5
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Data Comemorativa
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8 de Dezembro, 12 de outubro
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Sincretismo
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Nas religiões afro-brasileiras é sincretizada com diversas Nossas
Senhoras, na Bahia ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa
Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto
no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora a esta denominação de Nossa Senhora ora com Nossa Senhora Aparecida.
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Incompatibilidades
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Abacaxi e Barata
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Qualidades
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Apará, Ijimum, Iápondá, Ifé, Abalu,
Jumu, Oxogbo, Ajagura, Yeye Oga, Yeye Petu, Yeye Kare, Yeye Oke, Yeye
Oloko, Yeye Merin, Yeye Àyálá, Yeye Lokun, Yeye Odo
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